ASSOALHOS DE MADEIRA :ASSOALHOS DE IPE - ASSOALHOS DE JATOBA ASSOALHOS DE MURACATIARA - ASSOALHOS DE GARAPA ASSOALHOS DE PEROBA MICA

ASSOALHO DE MADEIRA Muitos clientes que já optaram em colocar assoalho ficam com receio de investir em um produto que venha a trazer problema de dilatação apesar de seco em estufa.O grande segredo é a assimilação de umidade do solo.Um contrapiso deve estar pronto a mais de 30 dias .Após este contrapiso estar nessa condição , coloca-se o assoalho apenas sobreposto por mais 30 dias para igualar a umidade ambiente .Somente assim deve instalar o assoalho ,melhor com barrotes e parafusado.É imprensindivel que qualquer tipo de assoalho deve ser instalado por profiisional experiente nesse produto
garapeiraASSOALHO DE IPE CHAMPANHE ASSOALHO DE JATOBA ASSOALHO DE IPE TABACO ASSOALHOS DE GRAPIA ASSOALHO DE IPÊ CHAMPANHE. ASSOALHO DE GARAPA ASSOALHO DE PEROBA MICA ASSOALHO DE MURACATIARA

Piso de madeira escolha natural


Ele se adapta a todos os estilos de decoração e confere aos ambiente a proximidade com os materiais da natureza que tanto agrada atualmente. Aqui, você descobre as diferenças entre os principais pisos de madeira maciça, conhece as tendências em relação a tonalidades e tamanhos, encontra dicas de limpeza e uma seleção de produtos, com preços.

ASSOALHOS

É composto de réguas de madeira maciça de tamanhos e espessuras variáveis. "Em geral, as peças têm 2 cm de espessura, de 7 a 30 cm de largura e comprimentos que vão de 60 cm a 6 m", explica Takashi Yojo, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Existem no mercado, porém, réguas mais estreitas, que estão se tornando uma tendência. "Tábuas de.3 cm de largura conferem ousadia aos ambientes", afirma a arquiteta Sandra Picciotto.

Tipos de colocação

O assoallho pode ser instalado de forma longitudinal (no sentido do comprimento do ambiente) ou diagonal (a 45º). O assentamento longitudinal é o mais econômico porque, na colocação diagonal, os cortes para adaptar as tábuas aos cantos representam um consumo de cerca de 8% a mais de material. Escolher o comprimento do assoalho não é questão apenas estética mas também operacional. Se você mora em apartamento, saiba que não é possível transportar tábuas com mais de 2,20m por escada ou elevador. "As réguas precisam ser içadas", afirma Marcos Mercês, proprietário da Lavoro & Arte. Isso encarece a colocação.

Pisos prontos

Alguns assoalhos já saem de fábrica com vernizes de alta resistência (poliuretano com óxido de alumínio), o que dispensa a raspagem e o acabamento. "No dia seguinte à colocação, é possível voltar para casa", afirma José Antônio Baggio, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira Maciça (ANPM). Esse piso pronto apresenta encaixes nos quatro lados e pode ser instalado sobre concreto, cerâmica, granito e madeira. Entre as opções, existem lâminas mais finas, de 7 mm de espessura. "Elas custam, em média, 20% menos que o assoalho de 2 cm de espessura", explica Advanzir Machado, da Brasília Pisos de Madeira. No entanto, a tábua menos espessa aceita apenas dois lixamentos posteriores. enquanto a lâmina de .2 cm chega a aguentar cinco novos tratamentos.

TACOS

Encontrado no formato de pequenas placas de madeira maciça, com diversos tamanhos - de 3 a 10cm de largura e de 10cm a 1m de comprimento -, o taco é ideal para as pessoas que apreciam desenhos e variações de tonalidades no visual do piso. Diferentemente do assoalho - que pode ser aparafusado no contrapiso -, ele é sempre colado. "A aplicação uniforme de cola, sobre uma superfície nivelada e livre de umidade, evita o descolamento das peças, problema comum nesse tipo de piso", diz Yojo. do IPT. Lembre-se: nos andares térreos, é preciso ter o cuidado de impermeabilizar o contra piso para evitar que a umidade vinda do solo atinja a madeira.

Desenhos na instalação

Por serem, em geral, menores que as tábuas, os tacos possibilitam vários tipos de paginação, como jogo de dama, tijolinho. quadrado e espinha de peixe. "Nos espaços pequenos. evite as paginações muito recortadas. como a espinha de peixe, pois elas passam a sensação de que o local encolheu", diz a arquiteta Sandra Picciotto. "Nesse caso, o melhor é optar pela disposição longitudinal das peças, que alonga o ambiente", explica. Se não há problemas de espaço, a espinha de peixe é um dos jeitos de instalar mais tradicionais. "Esse desenho valoriza o formato comprido do tacão de 7 x 42 cm", acredita a arquiteta Carla Pontes, responsável pelo projeto da sala à esquerda.

As madeiras do momento

Tanto para os tacos quanto para os assoalhos, há diversas opções de madeira: as nuances vão do Castanho-escuro do ipê ao claríssimo pau-marfim. Hoje, de acordo com a arquiteta Sylvia Figueiró, a tendência são pisos como perobinha, amêndola e cumaru, de tom médio e próximo ao mel. Para combinar com essas madeiras, ela recomenda móveis pintados de branco ou escuros, feitos de imbuia ou sucupira escurecida. "É interessante estabelecer um contraste entre o piso e os móveis", afirma.

Fonte:http://www.ipt.br/institucional